domingo, 29 de agosto de 2010

Resmo da Unidade 1 - Questões Multiculturais

  • Numa ideologia pragmatista, o conhecimento pode modificar a realidade. Sendo assim, devemos renovar as abordagens para o ensino das artes, aceitando outras possibilidades além da explicação que a própria realidade nos aponta. (p, 156) 
  • Uma pessoa pragmatista, ciente de que o conhecimento pode modificar a realidade, tem sempre em mente a possibilidade de mudança de paradigmas. Para tanto, o pragmatista é uma pessoa que não aceita uma verdade definitiva: faz uso do conhecimento, como forma educativa, para promover a construção da reflexão. Também tem uma visão “pirada” do gosto, com experiências estéticas e práticas culturais comprometidas com o ensino da arte. (p. 156-157)
  • A abordagem da obra de arte deve ser feita como um resumo de experiências de atividades experimentais que foi concebida (estudada), podendo alcançar infinitas interpretações. (p. 157)
  • Tanto para SHUSTERMAN como para DEWEY,a experiência estética está nas possibilidades.Portanto, é tarefa dos educadores promover o conhecimento por meio da experiência cotidiana, ampliando, assim, o campo de estudo , as possibilidades artísticas. (p 158)
  • Segundo SHUSTERMAN, o pragmatismo estético quer transformar a instituição da arte e não extingui-la. (p. 159)
  • A maneira como olhamos “criticamente”, e também o valor (estético) que elegemos uma dada manifestação cultural é o que a faz aberta a infinitas possibilidades e não a seleção de temas. Portanto, devemos confrontar as metodologias e não os objetos de estudo. (p. 159)

Nenhum comentário:

Postar um comentário